Quando o sono vem com facilidade, pode não parecer uma tarefa difícil, mas quando você está contando ovelhas e ainda está acordado noite após noite, dormir é um verdadeiro desafio. Uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde, mas pode haver uma variedade de razões pelas quais o sono demora para chegar.
Embora a conexão entre sono e perda auditiva não seja totalmente compreendida, muitos cientistas acreditam que a conexão é definitivamente real.
Problemas de sono e perda auditiva
Embora possa parecer contra intuitivo, as pessoas surdas ou com deficiência auditiva frequentemente têm insônia. Segundo estudos, dois terços dos pacientes com perda auditiva têm insônia. O sofrimento psicológico, segundo os cientistas, pode ser uma das causas da perda de sono.
Insônia e depressão frequentemente coexistem. Um pode ser um fator contribuinte ou um sintoma do outro. Muitos profissionais de saúde auditiva acreditam que os distúrbios do humor podem ser uma das razões para os problemas do sono, porque as taxas de depressão são altas entre as pessoas que adquiriram perda auditiva.
A privação do sono pode causar perda auditiva?
Dada a ligação entre sono e perda auditiva, vale a pena considerar se os distúrbios do sono podem causar perda auditiva.
A apneia obstrutiva do sono e a perda auditiva foram associadas em estudos, embora a explicação específica para essa ligação ainda seja desconhecida. A apneia do sono ocorre quando uma pessoa para de respirar repetidamente por breves períodos enquanto dorme.
De acordo com alguns pesquisadores, acredita-se que o fluxo sanguíneo para o ouvido interno seja diminuído quando uma pessoa para de respirar. Isso pode causar ou contribuir para a perda auditiva, produzindo ou contribuindo para a inflamação da cóclea ao longo do tempo.
Sabemos que não dormir o suficiente pode agravar a perda auditiva no curto prazo. A privação do sono tem sido associada à redução da função cerebral, especialmente o processamento auditivo central. Pessoas com deficiência auditiva devem trabalhar mais para discernir entre os sons, uma habilidade que requer processamento auditivo central.
A fadiga auditiva pode ser exacerbada pela falta de sono, pois seus ouvidos têm menos tempo para se recuperar durante uma noite inteira de sono saudável.
O zumbido no ouvido
O zumbido é uma doença generalizada que afeta 15 a 20% da população. O zumbido indica um problema subjacente mais sério, como perda auditiva relacionada à idade, danos ao ouvido ou um problema no sistema circulatório.
A privação do sono é inconveniente para todos, mas é especialmente desafiadora para pessoas com zumbido. Não dormir com qualidade suficiente agrava os sintomas do zumbido, bem como o desespero e a preocupação que podem acompanhar a perda de sono.
Para começar, os que sofrem de zumbido são mais propensos a sentir melancolia e preocupação, então a situação pode logo se tornar esmagadora. Felizmente, tratar apenas uma parte desse ciclo o ajudará a dormir melhor. O zumbido é tipicamente tratado com uma combinação de psicoterapia e terapia de som, além de abordar a causa subjacente, mas em alguns casos é necessário o uso de aparelho auditivo.
Sono e aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos são usados por quase um terço das pessoas com perda auditiva. Os aparelhos auditivos de hoje são menores, mais confortáveis e mais eficazes do que as gerações anteriores.
Os aparelhos auditivos, além de ajudar as pessoas a ouvir melhor, também podem ajudar as pessoas a dormir melhor se tiverem perda auditiva. Um estudo com voluntários com zumbido e perda auditiva indicou que o uso de aparelhos auditivos melhorou a qualidade do sono. Os aparelhos auditivos geralmente são removidos antes de ir para a cama, mas usá-los durante o dia ajuda as pessoas com perda auditiva a dormir melhor à noite.
Entre em contato conosco se você acha que pode estar sofrendo de perda auditiva. Podemos avaliar sua audição e recomendar um aparelho auditivo para ajudá-lo a superar sua perda auditiva. Você pode começar a dormir mais confortavelmente à noite depois de ter um par de aparelhos auditivos que o ajudam a ouvir melhor durante o dia.