Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Como Seus Ouvidos Estão Relacionados ao Equilíbrio

Como Seus Ouvidos Estão Relacionados ao Equilíbrio

Se você está tendo episódios de tontura, vertigem, instabilidade, desequilíbrio ou dificuldade em andar em linha reta, talvez o profissional que esteja procurando é um especialista na saúde auditiva. Esses sintomas são muitas vezes ignorados por serem leves e momentâneos, mas podem atrapalhar bastante a qualidade de vida. Por isso, é fundamental investigar a fonte do problema e assim conseguir um diagnóstico correto.

Qual relação entre o ouvido e o equilíbrio?

A relação entre o equilíbrio e a audição se dá por uma questão da anatomia. É no ouvido interno que encontramos a cóclea, responsável pela audição, e juntamente a ela se localiza o sistema vestibular ou labirinto. Este, por sua vez, é responsável pelo equilíbrio, trabalhando com os olhos, músculos, articulações e percepções táteis para enviar ao cérebro informações sobre a posição e movimentação do corpo.

Quando existe alguma incoerência nas informações mandadas para o cérebro, o resultado é a sensação de tontura ou vertigem. É um processo comum, porém, caso ocorra com grande frequência, pode indicar uma inflamação no labirinto.

Outros sintomas

Ao procurar um médico especialista é importante ter em mente algumas informações sobre a tontura e outros sintomas que podem estar acompanhando. A sensação é gradual ou repentina? Quanto tempo dura? É constante ou esporádico? Além disso, é importante notar se apresenta problemas auditivos, como perda de audição, zumbido e dor no ouvido. Enxaqueca, alergias, pressão alta, alterações na visão, todos são sintomas que devem ser reportados ao seu médico para entender qual é a especialidade da doença.

Diagnósticos comuns

Quando o assunto é vertigem, uma das doenças mais comuns é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), que ocorre quando partículas de cálcio se acumulam no sistema vestibular causando falsa sensação de movimento. Geralmente é acompanhada de náusea, movimentos rápidos e involuntários dos olhos, instabilidade e perda de equilíbrio. O tratamento é feito por um procedimento feito pelo médico na própria consulta.

Apesar de ser menos comum que a VPPB, sintomas de vertigem e tontura podem ser causadas pela labirintite, doença resultante de uma inflamação no labirinto, ou então a Doença de Ménière. Esta doença rara é causada por uma alteração na pressão e no volume da endolinfa labiríntica.

É importante frisar que existe um leque de possíveis doenças que causam tontura e vertigem, não necessariamente conectadas a audição. Por isso, caso esteja percebendo algum desses sintomas, procure um médico para obter o diagnóstico correto e assim receber o tratamento adequado.