Como Seus Ouvidos Estão Relacionados ao Equilíbrio

Se você está tendo episódios de tontura, vertigem, instabilidade, desequilíbrio ou dificuldade em andar em linha reta, talvez o profissional que esteja procurando é um especialista na saúde auditiva. Esses sintomas são muitas vezes ignorados por serem leves e momentâneos, mas podem atrapalhar bastante a qualidade de vida. Por isso, é fundamental investigar a fonte do problema e assim conseguir um diagnóstico correto.

Qual relação entre o ouvido e o equilíbrio?

A relação entre o equilíbrio e a audição se dá por uma questão da anatomia. É no ouvido interno que encontramos a cóclea, responsável pela audição, e juntamente a ela se localiza o sistema vestibular ou labirinto. Este, por sua vez, é responsável pelo equilíbrio, trabalhando com os olhos, músculos, articulações e percepções táteis para enviar ao cérebro informações sobre a posição e movimentação do corpo.

Quando existe alguma incoerência nas informações mandadas para o cérebro, o resultado é a sensação de tontura ou vertigem. É um processo comum, porém, caso ocorra com grande frequência, pode indicar uma inflamação no labirinto.

Outros sintomas

Ao procurar um médico especialista é importante ter em mente algumas informações sobre a tontura e outros sintomas que podem estar acompanhando. A sensação é gradual ou repentina? Quanto tempo dura? É constante ou esporádico? Além disso, é importante notar se apresenta problemas auditivos, como perda de audição, zumbido e dor no ouvido. Enxaqueca, alergias, pressão alta, alterações na visão, todos são sintomas que devem ser reportados ao seu médico para entender qual é a especialidade da doença.

Diagnósticos comuns

Quando o assunto é vertigem, uma das doenças mais comuns é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), que ocorre quando partículas de cálcio se acumulam no sistema vestibular causando falsa sensação de movimento. Geralmente é acompanhada de náusea, movimentos rápidos e involuntários dos olhos, instabilidade e perda de equilíbrio. O tratamento é feito por um procedimento feito pelo médico na própria consulta.

Apesar de ser menos comum que a VPPB, sintomas de vertigem e tontura podem ser causadas pela labirintite, doença resultante de uma inflamação no labirinto, ou então a Doença de Ménière. Esta doença rara é causada por uma alteração na pressão e no volume da endolinfa labiríntica.

É importante frisar que existe um leque de possíveis doenças que causam tontura e vertigem, não necessariamente conectadas a audição. Por isso, caso esteja percebendo algum desses sintomas, procure um médico para obter o diagnóstico correto e assim receber o tratamento adequado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TUDO SOBRE AUDIÇÃO

+10.000 assinantes curtem nosso conteúdo.