Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Como Lidar com a Perda Auditiva em Sua Família

Como Lidar com a Perda Auditiva em Sua Família

Ajudar quem sofre com perda de audição, é melhorar a qualidade de vida dela

Se é difícil para você conviver com um uma pessoa que está passando pelo processo da perda auditiva ou com quem já vem perdendo a audição, imagine para quem sofre com ela? Durante as consultas em nossa clínica de aparelhos auditivos, ouvimos muitas queixas de familiares e amigos que convivem com pessoas que sofrem desse problema, dizendo que não sabem como lidar ou como ajudar, portanto resolvemos fazer esse breve artigo para auxiliar você a ter um convívio melhor e ajudá-la com esse problema, principalmente se a pessoa for mais idosa.

Primeiro passo é ser solidário

Pessoas que sofrem com a perda de audição ou tem dificuldades para ouvir, geralmente não consegue identificar o problema sozinho, pensa em diversos tipos de problemas de saúde, menos em sua própria audição, em alguns casos a pessoa demora um longo tempo para identificar e procurar ajuda profissional e quando recebe a noticia de que terá usar aparelho auditivo, a mesma reluta em utiliza-lo. Portanto, seja gentil, paciente e solidário, mostrando que você se importa com ela e que deseja ajudá-la nessa fase de adaptação.

Coloque-se no lugar dela

Imagine-se no lugar dela, que de repente tudo que você ouve são apenas ruídos, sons destorcidos chegando a causar até confusão mental e passa a ter dificuldade em comunicar-se com as pessoas. Dessa forma, você terá uma melhor compreensão de como é que a pessoa se sente.

Tenha mais paciência

Quando você está conversando com alguém que sofre com a perda auditiva da impressão de que a pessoa não está prestando atenção e você tem vontade de gritar, porque você já repediu diversas vezes as mesmas palavras. Respire fundo e tenha paciência, fale devagar e pausadamente cada palavra, para que ele possa compreender e repita quantas vezes for necessário.

Ambiente tranquilo

Procure um local mais calmo, sem barulhos ou ruídos, principalmente se a conversa exigi do portador maior atenção ao assunto, assim ele irá compreender melhor e não ficará nervoso nem agitado.

Sair da rotina

Se seu familiar ou amigo está passando por esse problema, observe que ele passa mais tempo em casa, se isolando, evitando contato com as pessoas, chegando muitas vezes a desenvolver quadros de depressão. Então convide-o para fazer um passeio ao ar livre, leve-o a um lugar calmo e tranquilo para que possam conversar ou simplesmente tomar um café, quebrando a rotina.

Busque ajuda de um fonoaudiólogos

Converse que irá junto na consulta, se a pessoa for mais idosa, com certeza se sentirá melhor com seu apoio durante a consulta com um profissional de audição.

Nossa clínica Auditif em Mogi das Cruzes trabalha com os melhores fonoaudiólogos e psicólogos, além de fornecer os melhores aparelhos auditivos do Brasil.