Muitas pessoas já ouviram falar sobre o exame de Polissonografia, porém, não sabem como é realizado, e muito menos para que serve esse exame. Então vamos lá explicar direitinho e acabar com essa dúvida. Com esse exame é possível investigar diversas anomalias no paciente enquanto ele dorme.\
Para que Serve e Como Funciona o Exame de Polissonografia?
Enquanto o paciente dorme, um profissional irá colocar os eletrodos e os sensores no seu corpo para realizar o monitoramento das atividades do paciente durante o sono, com esse monitoramento é possível verificar uma serie de atividades, tais como: atividade cerebral, frequência cardíaca, muscular, movimento dos olhos, o nível de oxigênio no sangue, como está o funcionamento do aparelho respiratório, entre outras atividades.
Este aparelho é colocado externamente e você não irá tomar nenhum tipo de medicação.
Onde é realizado o exame de Polissonografia?
Pode ser realizado em uma clínica, hospital ou até mesmo em sua residência.
Se você optar em realizar o exame na clinica ou no hospital é necessário chegar entre 90 a 120 minutos antes do seu horário habitual de dormir, o exame será finalizado pela manhã, ou seja, no horário que você costuma acordar.
Como me preparar para o exame?
- Alimentar-se como de costume
- Não ingerir bebida alcoólica
- Evitar o consumo de café
- Cabelos limpos, secos e preso
- Não usar esmalte escuro nas unhas
- Não tire cochilos antes de realizar o exame
Vale lembrar que o exame é muito simples e indolor e não invasivo. O único incomodo que você terá são os fios ligados aos eletrodos e por você estar dormindo em um ambiente diferente.
Após o resultado do exame de Polissonografia um otorrinolaringologista irá interpretar o resultado do exame, porém vale lembrar que o exame é bem complexo, porque ele reúne diversos dados e comparações da monitorização de todos os sistemas.
Indicação do exame de Polissonografia
Esse tipo de exame não faz parte da rotina comum, por isso ele é solicitado por um fonoaudiólogos quando há suspeitas de algum desses distúrbio, tais como:
- Apneia do sono
- Ronco alto e excessivo
- Dificuldade para dormir
- Noites de insônias
- Sonolência diurna excessiva
- Pesadelos
- Distúrbios respiratórios
- Comportamentos anormais durante o sono
- Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono
- Distúrbio de comportamento do sono REM
- Síndrome de pernas inquietas
Obs: não é indicado realizar o exame se você estiver, gripado, com tosse ou febre, caso esteja com esses sintomas, o exame será reagendado.
Se você possui alguns dos sintomas citados acima ou ficou com alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta em nossa clínica.