Abordagem Inteligente para soluções auditivas
Mogi e Suzano

11 2610-0640

Guarulhos

11 2087-2463

11 9 4749-6385

Como a Apraxia da Fala se Sobrepõe ao Autismo?

Como a Apraxia da Fala se Sobrepõe ao Autismo?

Apraxia da fala, também é conhecida como, apraxia verbal, apraxia da fala na infância (CAS) ou apraxia da fala adquirida – é um distúrbio de sons associado ao uso da linguagem verbal. Alguém com essa condição tem dificuldade em dizer o que quer em voz alta, clara e consistente.

Essa dificuldade se deve a uma diferença neurológica que afeta as vias cerebrais relacionadas ao planejamento dos movimentos dos músculos da boca necessários para produzir as palavras faladas. Isso é frequentemente descrito como o cérebro conhecendo a linguagem e a estrutura da frase e criando o que quer dizer, mas sendo incapaz de planejar adequadamente a sequência de palavras para fazer a fala. Apraxia ainda envolve a pessoa ter algum nível de linguagem falada em vez de ser não-verbal.

A gravidade da apraxia ocorre em um espectro, então algumas pessoas podem falar com um pouco de gagueira, enquanto outras podem precisar de suporte extensivo para completar frases.

Os sintomas de apraxia incluem:

  • Sons distorcidos, especialmente vogais. O falante luta para colocar as estruturas da fala, como a língua, no lugar certo. Palavras mais longas e complexas são mais difíceis do que palavras simples e curtas.
  • Erros de fala inconsistentes. Isso pode se manifestar como dizer uma palavra difícil corretamente na primeira vez, mas depois dizer incorretamente na segunda vez, ou ter problemas com um som um dia, mas não ter problemas com ele no dia seguinte.
  • Tateando em busca de sons. A pessoa pode tentar dizer uma palavra várias vezes antes de acertar ou se esforçar para encontrar a pronúncia certa para uma palavra.
  • Erros de ritmo, acento e tom. Isso se chama prosódia. Ocorre com inflexão e ritmo, pois é mais provável que a pessoa use a mesma ênfase nas sílabas, omita sílabas em palavras ou frases, segmente sílabas em uma palavra ou faça pausas inadequadas.
  • Normalmente, as crianças com apraxia de fala entendem a linguagem no nível normal de desenvolvimento, mas não são capazes de usá-la nesse nível. Eles também podem ter problemas com habilidades motoras e linguagem expressiva, como gestos.

Apraxia é diagnosticada por fonoaudiólogos. Eles analisam o conjunto de sintomas e descartam outras condições subjacentes, como fraqueza muscular, problemas na produção de linguagem (afasia) ou outras causas subjacentes.

Testes formais para apraxia podem incluir:

  • Repetir uma determinada palavra várias vezes.
  • Repetir uma lista de palavras de tamanho crescente, como amor, amar e amorosamente.
  • Examinar a capacidade de ler, conversar, escrever ou realizar movimentos sem fala.
  • Apraxia e autismo são distúrbios que envolvem fala e comunicação, mas não são o mesmo distúrbio. Um estudo científico recente sugere que até 65% das crianças com autismo têm apraxia de fala. Isso sugere que as crianças diagnosticadas com autismo precisam ser rastreadas para apraxia quando começam a falar.

Se você tem um filho que sofre com apraxia, nossos fonoaudiólogos podem ajudar. Agende uma consulta para maiores esclarecimentos.